domingo, 17 de novembro de 2013

Vacinas experimentais contra gripe aviária têm primeiros resultados promissores

Uma taxa de mortalidade de um terço sugere que o vírus é altamente letal




Os primeiros experimentos em humanos da vacina contra uma cepa letal do vírus da gripe aviária, usando uma tecnologia inovadora que poderia fabricar milhões de doses muito rapidamente, produziram anticorpos protetores na vasta maioria dos receptores.

Segundo anúncio da indústria farmacêutica suíça Novartis e da Novavax, companhia de biotecnologia com sede em Rockville, no Estado norte-americano de Maryland, houve resultados encorajadores em experimentos em seu primeiro estágio para vacinas separadas.

Detalhes da vacina da Novavax foram publicados online no New England Journal of Medicine na noite de quarta-feira, enquanto a Novartis apresentou suas descobertas positivas nesta quinta.

"Esses são resultados muito semelhantes, mas parece pela primeira vez que poderemos ter uma vacina que atuaria contra um surto" (de gripe aviária), disse Robin Robinson, diretor da Autoridade de Desenvolvimento e Pesquisa Biomédica Avançada, a agência federal dos EUA encarregada de promover medidas de contenção em casos de emergências na saúde pública.

Ele afirmou que, como outras vacinas contra a gripe aviária falharam, "este é um marco muito importante".

"Nós temos uma vacina promissora quando antes não tínhamos nada", disse.

A cepa H7N9 da gripe aviária surgiu no inverno passado Na China. Houve 45 mortes em 137 casos confirmados este ano até o final de outubro, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Casos e mortes, frequentemente por pneumonia grave, tiveram um pico em março e abril.

Mas especialistas em saúde pública temem que o vírus possa voltar com força na próxima estação. Não houve casos informados na China em agosto e setembro, mas foram registrados quatro desde o início de outubro.

Uma taxa de mortalidade de um terço sugere que o vírus é altamente letal.

A OMS diz que atualmente "não há indicação" de que o vírus seja transmitido de pessoa para pessoa, por isso, não se tornaria uma pandemia. Mas cepas de gripe podem sofrer rápida mutação genética que as tornem transmissível entre humanos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!