segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Liderar é extrair das pessoas o melhor que elas podem dar

Liderar ouvindo é fundamental, especialmente nos dias atuais, em que os jovens querem fazer parte das deliberações




Roger Nierenberg é um veterano regente, conhecido mundialmente. Ele criou um programa interativo chamado O Paradigma da Música, em que insere executivos em uma orquestra com músicos altamente treinados. Ali são promovidas palestras e experimentos para inspirar as pessoas a trabalharem em equipe e a darem o melhor de si.

Estive lendo um livro de sua autoria, chamado "Maestro - Uma história surpreendente sobre como liderar ouvindo". Nele, Nierenberg usa sua experiência para contar a história de um executivo que melhora os resultados da sua empresa após conhecer um regente fora de série. Passando por uma fase de resultados aquém dos esperados e sem conseguir motivar sua equipe para alavancar os negócios, o executivo recebe um convite para assistir a um ensaio de uma orquestra. Isso muda sua vida.

A perspicácia do maestro despertou no executivo o desejo de melhorar sua capacidade de liderança. Percebeu que, mesmo lidando com pessoas de personalidades diferentes, ele conseguia fazer com que cada músico fizesse o seu melhor. Ao conversar com o maestro, o executivo começou a entender que a liderança nada mais é do que a arte de conduzir uma orquestra para executar sua melhor performance.

Além de ser de leitura rápida e fácil compreensão, a obra traz algumas lições de extrema importância: verdadeiros líderes não praticam microgerenciamento, não exigem obediência cega, compartilham sua visão, estimulando a autor-responsabilidade e valorizam a autonomia. São encorajadores da atitude empreendedora, fazendo com que cada um se sinta parte do todo e não apenas da parte que lhe compete.

Ao correlacionar a atividade do líder com a do maestro, o autor nos traz como ensinamento a arte de ouvir. Liderar ouvindo é fundamental, especialmente nos dias atuais, em que os jovens querem fazer parte das deliberações. Também cabe ao líder criar um ambiente propício à motivação. Excelente livro para quem busca aprimoramento na prática da liderança - tanto para líderes estabelecidos quanto para aqueles que buscam liderar na vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!