quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Indicadores Financeiros




Indicadores financeiros / Rácios

De acordo com o site Wikipédia  “A metodologia dos rácios é a técnica mais utilizada pela análise financeira, e consiste em estabelecer relações, ou rácios, entre contas e agrupamentos de contas do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado. Estas relações são um instrumento de apoio para sintetizar uma quantidade abundante de dados e comparar o desempenho econômico e financeiro das empresas e a sua evolução no tempo.”

O fluxo de caixa é uma ótima ferramenta para auxiliar o administrador, pois auxilia nas tomadas de decisões. É através deste "esquema" que os custos fixos e variáveis ficam evidentes, permitindo-se desta forma um controle efetivo sobre determinadas questões empresariais.

2 Principais Indicadores Financeiros / Rácios utilizados para avaliação de Fluxo de Caixa
                         
Rácios financeiros: são aqueles que se relacionam exclusivamente com aspectos financeiros, tais como, a estrutura financeira, a capacidade de endividamento, a solvabilidade, etc.
Rácios econômicos: são aqueles que relevam aspectos de situação econômica, como a estrutura de custos, a estrutura de proveitos, as margens, a capacidade de gerar excedentes, etc.

Sendo que outros tipos de rácios podem ser ponderados, como sejam:
      
Rácios econômico-financeiros, que permitem apreender os aspectos     econômico-   financeiros, como sejam, a rendibilidade dos capitais, as rotações dos elementos do activo, etc.

Rácios de funcionamento, que explicam os impactos financeiros da gestão ao nível do ciclo de exploração. São os rácios dos prazos médios de recebimento e de pagamento, de duração média de existências, etc.

Rácios técnicos, que procuram relevar aspectos relacionados com a produção e a atividade em geral e se expressam normalmente em unidades físicas ou comparando unidades econômico-financeiros com unidades físicas. Exemplos: Rendimento do equipamento, produtividade da mão-de-obra, etc.

Indicadores Utilizados

Indicadores de Liquidez  - “têm por objetivo medir a capacidade que a empresa tem para honrar os seus compromissos financeiros no curto prazo, isto é, analisam em que medida a empresa está em condições de cumprir as obrigações de natureza financeira, tais como o pagamento das matérias-primas, dos salários, da energia, etc.

Indicadores de Rentabilidade – Exprime a rentabilidade do activo da empresa. É um rácio útil quando se quer analisar a rentabilidade de forma separada das decisões financeiras.

Indicadores de Estrutura ou Endividamento – é um dos rácios de endividamento mais populares, e exprime em que medida o ativo está a ser financiado por capitais próprios e por capitais alheios, ou seja pelo esforço financeiro dos acionistas e dos credores se o valor for significativamente baixo significa que há maior perigo de falência.

Indicadores de Atividades – procura evidenciar o prazo médio que os clientes da empresa estão a demorar a regularizar as suas responsabilidades.

Carina Silva,  Momento do Administrador, 13 de Novembro 2013.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!