quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Dispositivo que mede ingredientes e calorias dos alimentos

A ideia de criar um gadget específico surgiu da empresária Isabel Hoffman, motivada pela alergia de sua filha ao glúten




Com a obsessão de controlar o maior número de atividades ao nosso redor, a criação de pequenos aparelhos que quantificam nossas ações em metros corridos, calorias gastas e passos dados se tornou um grande negócio.

A grande novidade agora é o TellSpec. O dispositivo alega ser o que faltava no mercado para os controladores de plantão, afinal, entra em uma área até agora imprecisa: a contagem de calorias.

Desenvolvido pela empreendedora Isabel Hoffman e o professor de matemática Stephen Watson, o TellSpec utiliza um algorítimo para calcular todas as calorias, ingredientes, químicos e alergênicos em qualquer comida para a qual ele for apontado.

O dispositivo, que tem tecnologia espectrômetro de Raman (a mesma utilizada em dispositvos para detectar câncer), escaneia e mede as luzes que são refletidas de volta para o aparelho. As informações são enviadas para um aplicativo de smartphone que utiliza o algorítimo do TellSpec para realizar as medições. Hoffman disse que a análise leva cerca de 30 segundos, embora comidas mais escuras demorem um pouco mais.

Os criadores do aparelho estão, atualmente, discutindo com companhias óticas que queiram produzir o TellSpec.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!