segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Você vende seus serviços profissionais pelas redes sociais?

Como profissionais e empresas de serviços podem usar o potencial das redes sociais. Recente estudo com empresas de contabilidade e serviços jurídicos mostra que o potencial das redes sociais não está sendo aproveitado.




Facebook, Linkedin, Pinterest, Google+, SlideShare são apenas algumas das redes sociais utilizadas por profissionais liberais e pequenas empresas de serviços profissionais. Mas, será que você está aproveitando o poder das redes sociais para vender e divulgar seus serviços profissionais?

Em meu recente estudo em mais de seiscentas páginas do Facebook que embasou o meu novo treinamento da série “Marketing de Serviços Profissionais” mostrou que a maior parte dos profissionais não está aproveitando o potencial das redes sociais. O estudo focalizou dois segmentos de serviços profissionais, o mercado de contabilidade e o jurídico e compartilho três informações oportunas:

  • 76% fazem uso profissional concomitante com o pessoal de suas páginas no Facebook;
  • 88% permitem que façam publicações em suas páginas sem qualquer moderação;
  • 92% não fizeram qualquer indicação de seus serviços nos últimos 30 dias;

Bem, se a maioria dos profissionais não faz uso exclusivamente profissional de suas páginas isso já invalida as possibilidades de negócios pela rede, ou será que uma empresa se interessaria por serviços contábeis ou jurídicos de quem publica fotos pessoais tomando cerveja no churrasco do fim de semana? Ao visitar páginas de algumas “empresas” uma delas me chamou muito a atenção. Um contador usou a sua página do escritório para desabafar sobre a sua ex-sogra e lá contou a sua história pessoal do casamento ao divórcio. Acho que não é preciso comentar o que isso significa do ponto de vista do marketing profissional.

Em relação aos que permitem que terceiros façam publicações na sua página sem moderação o que se observa é uma enxurrada de propagandas, marcação de fotos sem proveito e publicações desalinhadas com a atividade do profissional.

Por fim, se a sua empresa não fizer indicação de seus serviços obviamente ficará difícil de atrair seus prospects para seu site profissional, o local onde normalmente ocorrem as negociações de serviços. As redes sociais são um gatilho para gerar contatos, prospecção de clientes e negociações de serviços fora dela e para aproveitarem o potencial das redes compartilharei seis dicas:

  1. Tenha uma página exclusivamente profissional ou limite publicações pessoais a visibilidade dos seus amigos íntimos;
  2. Use as configurações de privacidade para bloquear publicações não supervisionadas em sua timeline;
  3. Ofereça publicações, artigos e informações que interessem o seu público alvo;
  4. Tenha frequência equilibrada de publicações;
  5. Responda a todos os comentários e agradeça os compartilhamento do seu conteúdo.
  6. E não se esqueça, vender-se nas redes sociais não é uma tarefa fácil, mas com pouco esforço você consegue se desvender.


Sucesso!




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