quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Por que ninguém entende de mídias sociais como o McDonald’s Canadá?

A iniciativa de utilizar as mídias sociais para investir em transparência vai ficar para a história como um dos casos mais importantes da nova era do consumidor




Faz mais de um ano que o mundo se surpreendeu com uma campanha na qual o McDonald`s explicava porque os hambúrgueres das fotos publicitárias eram diferentes dos reais. Pouca gente poderia prever que uma marca dessa dimensão faria algo desse tipo. E o grande impacto gerado era só o começo. Logo depois, ensinaram os ingredientes do molho e responderam as dúvidas que os consumidores sempre tiveram mas nunca a marca havia se atrevido a responder.

O McDonald's Canadá (responsável pela ação) detonou um barril de pólvora que teve impacto em todos os cantos do Planeta. E conseguiu isso porque entendeu que no novo mundo do consumidor ganha o maior prêmio quem tem mais coragem. Como disse na época o Advertising Age ao destacar o caso, “a transparência obsessiva paga”, e paga muito bem. O caso, que tem sido estudado por muita gente de maneira bem objetiva, analisando variáveis de comunicação e de negócio, rendeu um incremento histórico para as vendas da marca. Isso sem contar com a forma incrível como conseguiu transformar a percepção dos consumidores.

Agora o que muitos ainda não entendem é que o grande valor não está em ter respondido as perguntas. Isso é um detalhe. O importante não é o conteúdo, o importante é a atitude. O consumidor não se importa tanto com o dado, nem com a receita, nem com a informação. O importante é a relação que se gera: uma relação de confiança. Porque o grande problema que o McDonalds tinha no Canadá, como em muitos outros mercados, não são os inimigos, mas as pessoas céticas, sem conexão com a marca. A esses consumidores, o McDonald’s se mostrou uma marca honesta, transparente, que se importa com as dúvidas de seu público. Em outras palavras, alguém que faz publicidade, mas que escuta as pessoas.

O importante em uma campanha em mídias sociais não é responder perguntas, o importante é ser honesto, não usar truques e não chegar com respostas prontas. É disso que se trata o novo mundo do consumidor. Por isso, muitas vezes não podem haver muitos processos de aprovação para as ações, nem três comitês responseveis por validar a estratégia e a execução. É a vida real, onde não há tapumes nem tempo para elaborar respostas ou para ler o teleprompter. Talvez, a prova mais clara seja o Superbowl em que o tweet de Oreo foi capaz de gerar mais interesse que comerciais que haviam recebido milhões de dólares e cuja produção havia durado meses.

A campanha do McDonald’s Canadá, que entrará para a história como um dos melhores casos que marcaram o início da nova era do consumidor, segue sendo incompreendida por muitos, criticada por muitas marcas que seguramente não vão sobreviver ao novo mundo do marketing. O mais importante é que a campanha tem satisfeito os clients e ganhado bastante reconhecimento. Seguramente, é digna de muitos prêmios de criatividade e efetividade. Mas o prêmio mais importante, o do que cidadão que crê, se conecta com a marca e a prefere, sem dúvida, já ganhou.



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