quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O ABC da Geração Z

Por que as pessoas nascidas após o ano de 1990 são denominadas sociologicamente como Geração Z?




Alguns sociólogos definem o grupo de pessoas nascidas a partir da década de 90 como sendo a Geração Z, termo inspirado na primeira letra da onomatopeia zap, que remete a algo feito rapidamente e em constante mudança. Segundo a enciclopédia livre Wikipédia, zapear é o ato de mudar rápida e repetidamente de canal de televisão, websites ou frequência de rádio, de forma a encontrar algo interessante para ver ou ouvir. É fato que tais atitudes e princípios se tornaram uma das principais marcas da Geração Z, que passa boa parte do tempo zapeando nos notebooks, tablets, smartphones etc. Esse é o padrão, a configuração, enfim, o abc da nova geração. Mas, em minha opinião, há outros aspectos que também favorecem o emprego da letra “Z” para classificar sociologicamente este grupo de pessoas.

O primeiro aspecto é básico e previsível, pois se trata de simples coerência e respeito para com o nosso alfabeto. Ora, considerando que a sociologia define como Geração X os que nasceram entre 1960 e 1980, e Geração Y os nascidos entre 1980 e meados da década de 90, nenhuma outra letra poderia representar melhor a sequência de X e Y do que a letra Z, não é mesmo? É tão óbvio quanto a sequência abc. É tão simples quanto verdadeiro.

O segundo aspecto reside no fato da letra Z ser a primeira letra de um dos modismos e conceitos mais usados nestes últimos tempos: zumbis. São filmes, revistas, propagandas, desenhos animados, games, festas, estereótipos e uma série de coisas que, direta ou indiretamente, passam pela letra Z, de zumbi (aquele mesmo Z que antigamente era de zabumba e de Zorro). E a maioria da galera da nova geração curte muito esses mortos-vivos que, é óbvio, são apenas de ficção ou mentirinha.

Por último, o que mais fortalece a candidatura da letra Z para caracterizar as novas gerações é o uso constante, incondicional e quase compulsivo dos smartphones e similares. Aí o leitor pode questionar: “Peraí! Smartphones e similares começam com a letra S e não com Z". É verdade. Mas já notou a infinidade de jovens e adolescentes que andam pela cidade e atravessam as ruas sem tirar os olhos dos smartphones e similares? Essa é a questão. Eles ficam vidrados na telinha, com os músculos enrijecidos, tesos, hipnotizados, como se tivessem se transformado em zumbis de verdade. Aí, ó! Viu? Olha o Z de Zumbi outra vez! Semana passada eu quase atropelei uns cinco desses de uma só vez numa avenida perto de casa, mas eles nem perceberam. Seguiram em frente sem olhar pros lados, quase catatônicos, zapeando e zumbizando no celular. E isso não é mentirinha nem ficção.

Considerando que depois da letra Z não existe mais nada, e que as mudanças em nosso tempo tem acontecido num zap, é bom a gente pensar logo em qual será a letra mais apropriada para caracterizar a próxima geração. Ou quem sabe as transformações e novidades serão tão grandes que teremos que usar o abc de outro alfabeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!