quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Novas notas de 100 dólares entram em circulação

A reformulação da nota é a primeira desde 1996 e apresenta dois novos dispositivos de segurança




As notas de $100 dólares foram colocadas em circulação hoje nos Estados Unidos. Com uma imagem atualizada do ex-presidente norte-americano Benjamin Franklin, a nova nota ainda apresenta novas características de segurança. Esta é a terceira maior reformulação da nota, e a primeira desde 1996.

Uma das novas medidas de segurança é uma fita tridimensional azul, a direita da imagem de Franklin, que contém imagens de 100s e sinos que aparecem quando a nota é movimentada. O segundo recurso é um tinteiro e um sino cobres que mudam de cor para verde quando inclinados, dando a sensação que o sino desaparece no tinteiro.

"Nós fazemos essas coisas para deixar um pouco mais difícil a replicação para os falsificadores," disse Sonja Danburg, diretor do Programa de Educação Financeira da Reserva Federal dos Estados Unidos.

Foram produzidas 3.5 milhões de notas, um total de $350 bilhões. Quando as notas antigas fazem seu caminho de volta para o sistema, elas serão devolvidas para a Reserva Federal, e destruídas.

Enquanto muitas pessoas pensavam que a nota teria a assinatura do atual secretário do tesouro, Jacob Lew, ela terá, na verdade, a assinatura do antecessor Tim Geithner. Geithner foi quem aprovou o novo design e as placas de impressão já haviam sido criadas quando mudou o comando da secretaria no início desse ano.

Você pode olhar mais detalhes da nova nota através da "nota interativa" disponibilizada pelo governo americano, na internet.

Confira alguns designs das notas de $100 que já circularam:

A primeira nota de $100, de 1780.




O $100 emitido pelo Norte, durante a Guerra Civil Americana, em 1863




$100 usado pelos Confederados (Sul), durante a Guerra Civil




A primeira nota de $100 depois da instauração do Sistema de Reserva Federal, em 1914, e primeira com imagem de Benjamin Franklin




A primeira nota de $100 emitida com a inscrição "In God we trust" ("Em Deus nós acreditamos"), em 1966




Nota que antecedeu a colocada em circulação hoje foi desenhada em 1996






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!