quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Líderes que fazem a diferença

A função dos líderes é fundamental na gestão estratégica da organização, mas é preciso estar preparado para corresponder às expectativas tanto da direção da empresa como dos liderados




Ser alçado a um cargo de liderança é um momento muito importante na carreira do profissional, mas é preciso estar preparado para corresponder às expectativas tanto da direção da empresa como dos liderados. Fato é que são vários casos de profissionais que se destacam no que fazem, mas ao assumir cargos de lideranças não conseguem corresponder a responsabilidade, levando até mesmo a demissões.

Por isso é preciso treinar a liderança reforçando alguns pontos dentre os quais se destacam:

- Paixão pelo que se faz para que haja inspiração e entusiasmo;
- Integridade para haver confiança e engajamento, sinceridade, maturidade com base em experiências passadas e busca pela melhoria contínua;
- Curiosidade de sempre buscar novas informações e alternativas;
- Audácia de saber se arriscar quando necessário e posicionar sua opinião;
- Autoconhecimento, basta realizar uma autoanálise que o líder saberá como agir com os parceiros e os seus limites.

Além de ter essas características, os líderes também possuem barreiras a serem suplantadas. O difícil é estabelecer a percepção desses desafios e estar preparado para fazer com que os mesmos sejam superados.

É interessante citar alguns dos principais desafios da liderança:

- Maximizar seu tempo, para que possa dar conta de toda demanda de trabalho;
- Realizar uma gestão eficaz de pessoas, individualmente ou em equipes, controlando o turnover e direcionando as ações aos objetivos da empresa;
- Motivar e manter o foco das ações e dos trabalhos em frente a uma grande demanda de dificuldades que se apresentam diariamente;
- Prever com rapidez possíveis problemas no processo de trabalho ou na equipe, propor alterações e proporcionar uma adaptação eficaz às mudanças;
- Reavaliar constantemente seu papel como líder e se reposicionar quando necessário, buscando desenvolver competências necessárias para exercer o papel de liderança;
- Manter um diálogo franco e aberto com a cúpula da corporação, passando as reais dificuldades e limites de ações, na busca de estabelecer objetivos reais para equipe.

Se você está pensando que não se enquadra nestas características, ou mesmo as pessoas com que trabalha, não precisa ficar preocupado, pois a liderança pode ser desenvolvida com base nas experiências passadas e através de ações de capacitação. Existem cursos de lideranças que são focados em atividades práticas e vivenciais que ajudarão nesta habilidade interpessoal.

Para quem quer se aprofundar no assunto, a Innovia Training & Consulting preparou um e-Book exclusivo: “Estratégias de Liderança e Motivação: Competências para tomada de decisão”.

Um guia prático com muitas dicas e estratégias para potencializar sua liderança e aumentar o desempenho de sua equipe com foco em resultados diferenciados.



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