Gestão de Negócios - Margem x Markup
20% de Markup é o mesmo que 20% de Margem?
É muito
comum as pessoas acharem que Markup é o termo em inglês para Margem. Esta confusão
pode, no entanto, trazer problemas para o resultado financeiro do seu negócio.
Trabalhar
com um Markup de 20% não é o mesmo que 20% de Margem. O Markup é um percentual
que é colocado sobre o custo da mercadoria e é calculado “por fora”, ou seja,
multiplicamos custo da mercadoria pelo fator resultante da fórmula:
Preço =
Custo * (1+Markup)
No exemplo
ao lado, calculamos o Preço de Venda de R$120,00 com um Markup de 20%.
A Margem é
um valor aplicado sobre o custo da mercadoria e é calculado “por dentro”, ou
seja, é o resultado da fórmula
Preço =
Custo/(1-Margem)
Com uma
margem de 20% chegamos ao seguinte Preço de Venda de R$125,00.
Assim, toda
vez que você preferir usar o Markup pela facilidade em determinar o preço de venda,
não se esqueça que 20% de Markup não representa 20% de margem. Neste caso, a
margem é de 17%, que é 1-(100/120)*100% => 1-(custo/markup)*100% Riscos de
utilizar apenas o Markup?
Como vemos
nos exemplos ao lado, um Markup de 20% não representa uma Margem de Lucro de
20% (no exemplo, a Margem seria de 17%).
A formação
do preço de venda de maneira equivocada pode comprometer a saúde financeira da
empresa.
Na próxima
edição amanhã no mesmo horário veremos uma outra parte importante na formação do preço: Os Custos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!