quarta-feira, 26 de junho de 2013

20% de Markup é o mesmo que 20% de Margem?

Gestão de Negócios - Margem x Markup



20% de Markup é o mesmo que 20% de Margem?

É muito comum as pessoas acharem que Markup é o termo em inglês para Margem. Esta confusão pode, no entanto, trazer problemas para o resultado financeiro do seu negócio.
Trabalhar com um Markup de 20% não é o mesmo que 20% de Margem. O Markup é um percentual que é colocado sobre o custo da mercadoria e é calculado “por fora”, ou seja, multiplicamos custo da mercadoria pelo fator resultante da fórmula:

Preço = Custo * (1+Markup)

No exemplo ao lado, calculamos o Preço de Venda de R$120,00 com um Markup de 20%.
A Margem é um valor aplicado sobre o custo da mercadoria e é calculado “por dentro”, ou seja, é o resultado da fórmula

Preço = Custo/(1-Margem)

Com uma margem de 20% chegamos ao seguinte Preço de Venda de R$125,00.
Assim, toda vez que você preferir usar o Markup pela facilidade em determinar o preço de venda, não se esqueça que 20% de Markup não representa 20% de margem. Neste caso, a margem é de 17%, que é 1-(100/120)*100% => 1-(custo/markup)*100% Riscos de utilizar apenas o Markup?

Como vemos nos exemplos ao lado, um Markup de 20% não representa uma Margem de Lucro de 20% (no exemplo, a Margem seria de 17%).

A formação do preço de venda de maneira equivocada pode comprometer a saúde financeira da empresa.

Na próxima edição amanhã no mesmo horário veremos uma outra parte importante na formação do preço: Os Custos.

Momento do ADM, Adm. Rodrigo Lobo - 26 de junho 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!